segunda-feira, 9 de março de 2009

A LENDA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER




Reproduzo aqui o que li acerca do Dia Internacional da Mulher, um dia que devia ser Mundial, acabando com a forma como as mulheres ainda são tratadas em alguns pontos do mundo:

"A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi iniciativa proposta na virada do século xx, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzido salário.
Existem outros acontecimentos que possam provar a tese, como o incêndio na fábrica de Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de Março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras, durante um protesto, teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento, porém, nunca aconteceu e o incêndio de Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio de Nova Iorque".

Num outro site pode ler-se:

"A lenda do Dia Internacional da Mulher, como tendo surgido na sequência de uma greve realizada em 8 de Março de 1857(...)-não tem qualquer rigor histórico, embora seja uma história de sacrifício e morte que cai bem como mito.
Em 1982, duas investigadoras, Liliane Kandel e Françoise Pieq, demonstraram que a famosa greve feminina de 1857, que estaria na origem do 8 de Março, pura e simplesmente não aconteceu(1), não vem noticiado nem mencionado em qualquer jornal norte-americano, mas todos os anos milhares de orgãos de comunicação social contam a história como sendo verdadeira('uma mentira constantemente repetida acaba por se tornar verdade') (...)
(...)
(1) se consultarmos o calendário perpétuo e digitarmos o ano de 1857, poderemos verificar que o 8 de Março calhou a um domingo, dia de descanso(...) Há quem argumente, no entanto, que, durante o século XIX, a situação da mulher nas fábricas dos Estados Unidos era de tal modo dramática que trabalharia sete dias por semana."

3 comentários:

duarte disse...

O Iraque tb tinha armas de destruição massiva?
O Kenedy foi morto pelos russos?
O bloqueio a Cuba é legal?
Quantas mulheres grávidas , experimentaram tomar comprimidos de TITÁNIO , receitados por médicos do Estado, pensando tratar-se de "suplementos vitamínicos?
A contra-informação sempre foi e é a melhor forma de manipulação.
basta ter net e saber onde procurar,contrapondo diversas noticias e informações.
Conhecendo a tua luta pelos direitos das mulheres , penso que chegarás à conclusão de que ainda não têm os mesmos direitos que os homems . Ou têm?

fénix renascida disse...

Há informação fundamentada e informação não-fundamentada. Teria-mos que fazer a nossa própria pesquisa, não na net mas nos meios informação e relatos da época...

fénix renascida disse...

lapso meu:teríamos e não teria-mos!

DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE!

I. O INFANTE Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, já não separasse. Sagrou-te, e foste desvendando a espuma, E a orla branca foi de ilha em continente, Clareou, correndo, até ao fim do mundo, E viu-se a terra inteira, de repente, Surgir, redonda, do azul profundo. Quem te sagrou criou-te portuguez.. Do mar e nós em ti nos deu sinal. Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez. Senhor, falta cumprir-se Portugal!


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

Sara Campos

Cria o teu cartão de visita

A minha Lista de blogues

Acerca de mim

A minha foto
O que me dá autoridade para vos dizer o que aqui vos digo? A autoridade de filha que sabe o que é viver longe dos pais; a autoridade de criança que viveu num quadro de violência e de maus-tratos; a autoridade de criança que sempre viveu em instituições; a autoridade de mãe que sabe o que é viver longe da filha; a autoridade de ex que sabe o que custa um sacrifício para não afastar uma filha do pai e que, ainda por cima, é penalizada pela justiça no momento em que decide mudar de local de residência, em busca de melhores dias; a autoridade de quem viveu com crianças (muitas!) e sempre trabalhou (e ainda trabalha) com crianças. Em suma: toda a autoridade.