terça-feira, 24 de março de 2009

DIA DO ESTUDANTE!



AUGUSTE RODIN - O PENSADOR

QUERO FELICITAR TODOS OS BONS ESTUDANTES, EM ESPECIAL A MINHA FILHA MAIS VELHA PELOS BONS RESULTADOS QUE TEM TIDO (E SEMPRE TEVE), QUE ME ENCHEM DE MUITO ORGULHO! QUALQUER DIA REBENTO, DE TANTO ORGULHO QUE TENHO NELA! MAIS AINDA POR TER SIDO EU QUEM LHE ENSINOU AS LETRAS E A ENSINOU A LER. FUI TAMBÉM EU QUEM LHE ENSINOU OS NÚMEROS(TAL COMO FAÇO, AGORA, COM A MINHA FILHA MAIS NOVA). E DIGO-O SEM QUALQUER MODÉSTIA: PORQUE SE QUEREMOS DAR O NOSSO MELHOR, TAMBÉM TEMOS DE RECONHECER O QUE DE MELHOR FIZEMOS. FELICITO, POR ISSO, TODOS OS PAIS, EDUCADORES E PROFESSORES QUE SE ENVOLVEM NA VIDA DOS FILHOS, EDUCANDOS E ALUNOS, DANDO-LHES O APOIO QUE ELES PRECISAM PARA SEGUIR EM FRENTE E SEREM BEM SUCEDIDOS, NOS ESTUDOS E NA VIDA!


MANDAMENTOS DO ESTUDANTE

Nasce cansado e vive para descansar;


Ama a tua cama como a ti mesmo;


Se vires alguém a descansar, não hesites - ajuda-o;


Descansa durante o dia para dormir toda a noite;


Não estudes hoje o que podes estudar amanhã;


O estudo é sagrado, não lhe toques;


Nunca ninguém morreu por descansar;


Quando te der vontade de estudar, senta-te num canto e espera que passe;


Se estudares durante o dia, não estudes à noite - poupa energia;


Se estudar dá saúde, que estudem os doentes.



AVÉ MATEMÁTICA

Avé matemática, cheia de teoremas e definições, maldita sois vós entre as disciplinas. Benditos os alunos que adormecem nas aulas. Santa matemática, mãe das negativas, rogai pelas nossas cábulas, agora e na hora dos pontos. Amén




PROFESSORES NOSSOS

Professores nossos, que estais nas aulas, santificadas sejam as vossas notas, venham a nós a vossa sabedoria, sejam feitos os copianços, assim nos pontos como nos exames.

Os feriados de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas brincadeiras, assim como nós perdoamos as aulas que nos chateiam.

Não nos deixeis reprovar, mas livrai-nos dos exames. Amén

12 comentários:

duarte disse...

e o pai, não lhe ensinou nada?
nunca subio escadas com ela a contar os degraus? não ajudou na escolha dos brinquedos (aquele com letras,números e cores)?
só espero que não caias no mesmo erro.
abraço do vale
ps: sempre estive disposto para conversar. nunca impus nada.

fénix renascida disse...

Eu falei como mãe. Nos dois anos em que estivemos juntas ela aprendeu, de facto, a ler e a escrever da forma que sabia quando entrou na escola.
Eu não excluo o pai: se reparares na mensagem, eu felicito todos os pais, educadores e professores pelo seu contributo nessa tarefa de educar e instruir.
Eu dei o meu melhor (mas podia ter dado melhor!), tal como tu! A nossa filha sabe apreciar isso. E estou certa de que te é, e será sempre, grata pelo pai que foste, és e serás.

fénix renascida disse...

Eu também subi as escadas, fazendo-a contar os degraus(como fiz, aliás, também com a mais nova).
Aliás, sou a mesma mãe que fui para com a mais velha. Só que melhor, porque me libertei do passado.
Em ti reconheço óptimas qualidades: tu incentivas a aprendizagem, o raciocínio, a responsabilidade e outros valores efectivamente úteis para que a nossa filha consiga ser alguém na vida.
Mas, mais uma vez, falava do meu contributo. Não estava, necessariamente, a excluir o contributo de outros. Até porque, por força de circunstâncias, foste tu e restante família quem, de facto, a apoiou nos estudos. E fizestes um bom trabalho.
Teria eu feito melhor?
Eu só sei o que de melhor fiz enquanto a tive comigo, e congratulo-me por isso. É um bálsamo para a minha alma pensar que, apesar de tantos erros no meu passado, eu fiz algo de bom. Algo que deu frutos.
Será errado pensar assim?
Ou seriam os outros a estar errados, ao pensar que nem de mim sabia cuidar?(e há tanto, nesse passado, que o desmente; mas isso pouco importa agora!)

fénix renascida disse...

Tanto quanto sei, a nossa filha teve para ser tranferida para a segunda classe, quando entrou na primária, e isso só não aconteceu porque havia duas ou três letras que ainda não desenhava bem e era um tanto ou quanto distraída.
Por isso me congratulo: estando eu, no entender de muitos, incapaz de cuidar dela - e até de mim -, como consegui tal proeza (que a nossa filha soubesse mais do que a maioria, quando entrou na escola)?
E teria feito bem mais, se tivesse regressado ao Algarve.Águas passadas...
Já me perdoei pelas más decisões que tomei no passado. Dele só retiro o bom - que foi o que aqui fiz, repondo a verdade - e do mal retiro a minha lição de vida. Que irei transmitir às minhas filhas.

fénix renascida disse...

Quero só corrigir um erro que cometi há pouco. Onde se lê "a minha filha TEVE para ser tranferida..." deve ler-se "a minha filha ESTEVE para...".

fénix renascida disse...

Reparei agora no teu post scriptum.
Dizes que nunca impuseste nada... Que sempre estiveste disposto para conversar.
Eu não estou aí. Desconheço "os problemas do dia a dia" da nossa filha. Sei o que ela partilha comigo. Nada sei através de ti.
Como nunca te vi dizer - muito menos em tribunal - que aceitas que se cumpra o desejo da nossa filha. Houve, sim, imposição.E não foi do tribunal.
Não o podeis negar.
Da minha parte ela sabe que o desejo dela se cumprirá, mesmo que contrário ao meu. É isto que lhe tenho dito, e continuarei a dizer.
Uma palavra vossa, e cumprir-se-á.
Não vindo de vós, dela virá. Inevitavelmente.
Estou disposta a dialogar, pela felicidade e bem-estar da nossa filha. Mas, tenhamos presente, a decisão será dela. Só a ela pertence. E será menos penosa (afinal ela nos ama de igual modo- e ama também a restante família-, pelo que é inevitável um sentimento de estar a magoar o/os outro/outros),se soubermos aceitar aquilo que ela deseja e abrirmos mão dos nossos próprios desejos. Se o nosso desejo for a sua felicidade, vê-la feliz... não tê-la connosco. Assim espero.
Páscoa Feliz para todos vós.
Sara Campos

duarte disse...

Só para te lembrares:
O tribunal assim decidiu, porque tinhas intenções de levar a isa para frança, porque o escondeste e sugeriste à isa que mantivesse segredo...coisa que ela fez.
O tribunal considerou que tu manipulaste a nossa menina.
E foi graças ao teu companheiro(que o juiz,em boa hora,convocou para prestar declarações), que ficamos todos a saber dessa tua intenção.
tenham uma boa Páscoa.
e sim continuo disposto a dialogar.
um abraço para todos e um beijinho grande para a Isabel.

fénix renascida disse...

Eu nunca vi um tribunal decidir da forma que este decidiu, só porque existe o projecto - mas não a certeza - de ir para França! Ainda mais que é um país que já conheceis e onde tendes família...
Mas o mais grave é quando um tribunal não decide em conformidade com os DESEJOS e VERDADEIROS interesses da criança.
O tribunal decidiu assim, porque pensastes primeiro em vós, e não nela. Caso contrário não teria havido advogados; bastava o vosso acordo em que se cumprisse a vontade dela!Reparai que eu não sou a requerente, mas a requerida, e só pedi advogado na fase de recurso, depois de questionar a nossa filha sobre a sua vontade. Fui para a frente porque, mais do que vontade minha, é vontade dela!
Mesmo sabendo que a nossa filha deseja vir viver comigo, a minha atitude tem sido no sentido de a deixar à vontade para decidir: se, a qualquer momento, ela optar por permanecer convosco, assim será, por muito que me custe. Fá-lo-ei pela sua felicidade.Houve alguém que disse que "ser mãe é sofrer no paraíso". E a maior prova que uma mãe pode dar é a de - tal como sucedeu com aquela mãe na história do rei Salomão - abdicar de ter consigo um filho, se disso depender a sua FELICIDADE.
Dialogar será um bom ponto de partida...
Ainda não é tarde para começarmos (todos) a agir em conformidade com os VERDADEIROS (volto a frisar) interesses da pessoa mais interessada em que isto se resolva...
Ainda não é tarde para a ouvirmos com atenção e atendermos ao que nos pede...
Eu, sinceramente, assim espero.
Um abraço também para todos vós. E, uma vez mais, uma Santa Páscoa.
Sara Campos

fénix renascida disse...

Só uma correcção: eu tenho cópia da sentença e em lugar algum se diz ter havido manipulação, nem do vosso lado, nem do nosso. Isso está completamente fora de questão.
Não se pode dar o não dito por dito!
Quanto ao que lá vem dito, a questão é outra... E não é para aqui chamada.
Fico então a aguardar o diálogo que, estou confiante nisso, será promissor.

Isabel Braz disse...

EEEEhhhhh pá ganda diálogo! Mas eu tô aqui pa comentar a msg, não para me meter em assuntos QUE NÃO ME INTERESSAM. Estava mt giro!

Isabel Braz disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
fénix renascida disse...

A última mensagem eu eliminei-a porque era a mesma que a anterior.

Obrigada, filhota:)

DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE!

I. O INFANTE Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, já não separasse. Sagrou-te, e foste desvendando a espuma, E a orla branca foi de ilha em continente, Clareou, correndo, até ao fim do mundo, E viu-se a terra inteira, de repente, Surgir, redonda, do azul profundo. Quem te sagrou criou-te portuguez.. Do mar e nós em ti nos deu sinal. Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez. Senhor, falta cumprir-se Portugal!


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

Sara Campos

Cria o teu cartão de visita

A minha Lista de blogues

Acerca de mim

A minha foto
O que me dá autoridade para vos dizer o que aqui vos digo? A autoridade de filha que sabe o que é viver longe dos pais; a autoridade de criança que viveu num quadro de violência e de maus-tratos; a autoridade de criança que sempre viveu em instituições; a autoridade de mãe que sabe o que é viver longe da filha; a autoridade de ex que sabe o que custa um sacrifício para não afastar uma filha do pai e que, ainda por cima, é penalizada pela justiça no momento em que decide mudar de local de residência, em busca de melhores dias; a autoridade de quem viveu com crianças (muitas!) e sempre trabalhou (e ainda trabalha) com crianças. Em suma: toda a autoridade.