É O QUE, INVARIAVELMENTE, OUVIMOS POR AÍ. AFINAL ESTAMOS NO SÉCULO XXI!
TENHO UMA QUESTÃO: SE NOS ESTADOS UNIDOS- BERÇO DOS PRÍNCIPIOS DE IGUALDADE, DE FRATERNIDADE E DE LIBERDADE- UMA MÃE QUE OPTA POR DEIXAR OS FILHOS COM O PAI, POR CONSIDERAR QUE ESTE LHES PROPORCIONARÁ UM MELHOR FUTURO (ESTOU CURIOSA-SERIA ISSO QUE AS CRIANÇAS QUERIAM?), SENTE O OLHAR DE REPROVAÇÃO DA SOCIEDADE, COMO QUEREM QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE CONSIDERE NATURAL QUE UM TRIBUNAL DECIDA A FAVOR DE UM PAI? E, ATENÇÃO, FALO DE REALIDADES DIFERENTES : NUMA DE UMA OPÇÃO, NOUTRA DE UMA IMPOSIÇÃO!
TENHO OUTRA QUESTÃO: A VÓS PAIS, QUE VOS SENTIS(OU SENTISTES) DESCRIMINADOS, PELO FACTO DE SERDES HOMENS- E NÃO PODERDES, COMO AS MÃES, GERAR, DAR À LUZ E AMAMENTAR, EMBORA ELAS FAÇAM MUITO MAIS DO QUE ISSO, SENDO QUE,REGRA GERAL, ELAS SÃO FIGURA DE REFERÊNCIA OU FIGURA PRIMÁRIA NA VIDA DOS FILHOS, TAL COMO EU-, E "CASTIGADOS", COMO SE ALGUMA VEZ TIVESSEIS SIDO MAUS PAIS (ACREDITAI QUE ISSO NÃO PASSA PELA CABEÇA DE NINGUÉM; JÁ NO CASO DAS MÃES, A HISTÓRIA É OUTRA...) , QUEREIS TROCAR COMIGO?
AINDA OUTRA QUESTÃO: TRATA-SE DE DESCRIMINAÇÃO OU DE NOÇÃO DAQUILO QUE É NATURAL E DO QUE É ANTI-NATURAL?
ESTOU A PENSAR NUMA NINHADA DE GATINHOS OU DE CACHORRINHOS EM QUE, VULGARMENTE, PELAS 6 OU 8 SEMANAS AS CRIAS SÃO SEPARADAS DAS MÃES E DADAS- NÃO TODAS AO MESMO TEMPO, SOB RISCO DE DEIXAR A MÃE DESORIENTADA. ESTOU CERTA QUE SE DEIXASSEMOS QUE A NATUREZA LEVASSE O SEU CURSO NORMAL, ESSAS CRIAS PERMANECERIAM JUNTO DA MÃE POR MUITO MAIS TEMPO. E ESTOU CERTA QUE NENHUM OUTRO ANIMAL, RACIONAL OU IRRACIONAL-NEM MESMO O PAI DESSAS CRIAS-SE ATREVERIA A SEPARÁ-LAS DA MÃE. NÃO DE FORMA RADICAL... EM CASOS EXCEPCIONAIS PODE SER NECESSÁRIO SEPARAR AS CRIAS DA MÃE, ESPECIALMENTE SE ESTA CONSTITUIR UM PERIGO PARA A SUA PROLE. TAL COMO ACONTECE EM RELAÇÃO AOS HOMENS, EM QUE OS FILHOS SÃO RETIRADOS DE JUNTO DA MÃE, QUANDO SE ENTENDE HAVER RISCO PARA ESTES. TAL COMO FIZERAM COMIGO. ENTENDERAM QUE, A DADO MOMENTO, EU NÃO ESTAVA CAPAZ DE CUIDAR DA MINHA FILHA. EU ENTENDO QUE, APESAR DE TUDO, APESAR DE NÃO ESTAR NO MEU MELHOR, EU FUI BOA MÃE. PORQUE ME SACRIFIQUEI POR AMOR À MINHA FILHA, , PERMANECENDO, A PEDIDO DO PAI, NUM LUGAR ONDE JAMAIS DESEJARA VIVER, PERMITINDO QUE AMBOS(PAI E FILHA) CONTINUASSEM PRÓXIMOS UM DO OUTRO. COM AS CONSEQUÊNCIAS QUE ADVIERAM DESTA DECISÃO. AO SACRIFICAR-ME NÃO BENEFICIEI EM NADA O MEU BEM ESTAR E A MINHA FELICIDADE, PONDO, DE FACTO, EM RISCO O BEM-ESTAR E A FELICIDADE DA MINHA FILHA. DURANTE DOIS LONGOS E INTERMINÁVEIS ANOS EU IGNOREI O DESEJO, QUE SEMPRE TIVERA, DE VOLTAR PARA O ALGARVE, O QUE ACABEI - TARDE DEMAIS - POR FAZER. NADA NEM NINGUÉM ME PRENDIA A TRÁS-OS-MONTES. APENAS O FACTO DE AÍ VIVER O PAI DA MINHA FILHA MAIS VELHA. SACRIFIQUEI UM SONHO, JULGANDO ESTAR A PROCEDER BEM. EU FALHEI... PORQUE FUI UMA BOA MÃE! PORQUE PUS OS INTERESSES DA MINHA FILHA - E TAMBÉM OS DO PAI - ACIMA DOS MEUS! ORA FILHO ALGUM CONSEGUE SER PLENAMENTE FELIZ SE OS SEUS PROGENITORES, PRINCIPALMENTE AQUELE A QUEM SE ENCONTRA CONFIADO, NÃO O FOREM! HOJE ENTENDO QUE O PRINCIPAL INTERESSE DA MINHA FILHA É A SUA FELICIDADE, COMO O FOI SEMPRE. HOUVE UM TEMPO EM QUE ELA NÃO FOI FELIZ, JUNTO DE UMA MÃE QUE SACRIFICARA A SUA PRÓPRIA FELICIDADE. HOJE ENTENDO QUE SÓ ELA PODERÁ DECIDIR E QUE ESSA DECISÃO TERÁ DE SER RESPEITADA. E EU RESPEITÁ-LA-EI, MESMO QUE CONTRÁRIA AO MEU DESEJO DE A TER COMIGO!
UMA ÚLTIMA QUESTÃO: O QUE DÓI MAIS A UM FILHO- E PERGUNTO ISTO A PAIS E MÃES QUE SÃO, OU FORAM, FILHOS DE ALGUÉM- O ABANDONO POR PARTE DE UM PAI OU O ABANDONO POR PARTE DE UMA MÃE? OU, POR OUTRAS PALAVRAS, A AUSÊNCIA DE UM PAI OU A AUSÊNCIA DE UMA MÃE?
PARA MUDAR A MENTALIDADE TERIAMOS QUE MUDAR A NOSSA NATUREZA!
E, MUITO NATURALMENTE, A MATERNIDADE É VIVIDA DE FORMA DIFERENTE DA PATERNIDADE. É UMA VIVÊNCIA E UM SENTIMENTO QUE SE INICIA LOGO NO COMEÇO DE UMA NOVA VIDA...ÀS VEZES ATÉ ANTES. AINDA QUE SE CORTE O CORDÃO UMBILICAL, SEPARANDO FÍSICAMENTE A CRIANÇA DA SUA MÃE (QUE ESTIVERAM LIGADOS DURANTE 9 MESES), O VÍNCULO QUE SE ESTABELECEU ENTRE AMBOS NESSE TEMPO É INQUEBRANTÁVEL, NÃO OBSTANTE O PAPEL DO PAI- FUNDAMENTAL- DE "SEPARAR" UM DO OUTRO E ENTREGUÁ-LO AO MUNDO. FALA-SE DE UM CORDÃO UMBILICAL, INVISÍVEL, QUE JAMAIS SERÁ CORTADO. UM CORDÃO INVISÍVEL E INDIVISÍVEL. ESTOU CERTA QUE ASSIM É.
E, MUITO NATURALMENTE, OS PAPÉIS DE UM E DE OUTRO SE ENCONTRAM DEFINIDOS. SER MÃE OU SER PAI NOS DIAS DE HOJE PODE ATÉ SER BEM DIFERENTE DE OUTROS TEMPOS. MAS A ESSÊNCIA PERMANECE.
EM QUESTÕES JURÍDICAS IMPÕE-SE UMA DECISÃO TOMADA SOBRE O PRÍNCÍPIO DE IGUALDADE. MAS NÃO É IGUAL A VIVÊNCIA DA MATERNIDADE E DA PATERNIDADE. NEM É IGUAL - ANTES PELO CONTRÁRIO - O SENTIMENTO DE PRIVAÇÃO E O OLHAR DA SOCIEDADE SOBRE AQUELE QUE SE ENCONTRA PRIVADO DOS SEUS FILHOS. SABEIS QUE ASSIM É. SABEIS QUE SEMPRE ASSIM SERÁ. A MENOS QUE TENHAIS ESQUECIDO A VOSSA NATUREZA E A NATUREZA DO OUTRO (OU JAMAIS A TENHAIS CONHECIDO).
ATÉ QUANDO AS LEIS DOS HOMENS IRÃO CONTRARIAR AS LEIS DA NATUREZA?
SE CONTINUARMOS ASSIM, DE UMA FORMA OU DE OUTRA POREMOS FIM À CONTINUIDADE DA ESPÉCIE HUMANA.
PORQUE EU NÃO ESTOU A VER UMA MULHER ACEITAR SER MÃE, SABENDO, DE ANTEMÃO, QUE UM DIA PODERÁ FICAR PRIVADA DE O SER A 100%! POUCO SE DIFERENCIARIA DE UMA BARRIGA DE ALUGUER... OU DE UM BANCO DE LEITE...
TAL COMO ACONTECE NA NATUREZA, QUANDO AS FÊMEAS SE VÊM PRIVADAS DAS CRIAS, UMA MÃE PRIVADA DE ESTAR COM UM FILHO FICA COMPLETAMENTE PERDIDA, DESORIENTADA. PERDE O SENTIDO DA VIDA. CHEGA A PERDER O AMOR-PRÓPRIO. ASSIM FOI COMIGO.
NÃO ESTOU A VER UMA MÃE QUE QUEIRA SER SUBSTITUIDA POR OUTRA MULHER NO SEU PAPEL DE MÃE (A NOVA MULHER OU COMPANHEIRA DO PAI DOS SEUS FILHOS, A MÃE OU UMA IRMÃ DESTE,ETC,SENDO EXCEPCIONALMENTE O PRÓPRIO PAI A FAZÊ-LO; E É SABIDO QUE, QUANDO CONFIADOS À MÃE, É ELA QUEM SE OCUPA DOS FILHOS, NÃO OUTROS... MUITO MENOS UMA FIGURA MASCULINA, SEJA O SEU NOVO COMPANHEIRO, PAI, IRMÃO,ETC,A MENOS QUE UM PROBLEMA DE SAÚDE OU ALGO DE FORÇA MAIOR OBRIGUE A ISSO- MAS NUNCA SERÁ UMA REGRA, APENAS UMA EXCEPÇÃO! SÃO, DE FACTO, BEM RAROS OS CASOS EM QUE UMA MÃE DELEGA A OUTROS AS SUAS FUNÇÕES, E QUANDO O FAZ ESCOLHE OUTRA FIGURA FEMININA)
DE UMA FORMA OU DE OUTRA A NOSSA ESPÉCIE DEIXARÁ DE EXISTIR... LAMENTAVELMENTE!
PALAVRAS DE UMA MULHER CUJO MAIOR PRAZER NA VIDA É SER MÃE E QUE SONHA TRAZER AO MUNDO UMA NOVA VIDA (QUE SE VIRIA JUNTAR AOS MEUS DOIS AMORES: AS MINHAS FILHAS!).
DERRADEIRA QUESTÃO: DEVO, AINDA ASSIM, TENTAR CUMPRIR ESTE MEU SONHO?
OU, UMA VEZ MAIS, DEVO NEGAR-ME O SONHO DE SER UMA MÃE PLENAMENTE FELIZ?